Pular para o conteúdo
Início » Notícias » Após perder 35 kg, Péricles não busca ‘peso ideal’: ‘Foco é saúde em dia’

Após perder 35 kg, Péricles não busca ‘peso ideal’: ‘Foco é saúde em dia’

  • por

“Não tenho essa ideia de ter um peso ideal porque não posso focar só nessa questão. Tenho que estar bem e com a saúde em dia. Uma coisa chama a outra, automaticamente”. Foi assim que o cantor Péricles, 53, comentou sobre sua perda de peso, de 210 kg para 175 kg, nos últimos dois anos.

Com 35 kg a menos, mais do que emagrecer, o foco do artista sempre foi ter uma vida mais saudável. Em entrevista a VivaBem, ele comentou sobre a reeducação alimentar que adotou —evitando qualquer tipo de cirurgia de redução de peso—, a prática constante de atividade física, além da melhora que já vem sentindo nos últimos anos.

Mais tempo para se cuidar

Foi no começo da pandemia, em março de 2020, que Péricles resolveu iniciar uma rotina mais saudável, ao lado da esposa Lidiane Faria. Ele já fazia exercícios físicos com auxílio de um personal, mas resolveu incluir a reeducação alimentar que, no caso do cantor, envolveu maior consumo de comidas saudáveis, como frutas, verduras e legumes, e a diminuição de refrigerantes, carboidratos e doces —o consumo de álcool, segundo o cantor, continuou baixo.

“Há alguns anos, venho lutando com essa questão. Mais precisamente nesse período de pandemia, a gente fez a opção para se cuidar melhor e estar mais atento”, lembra Péricles que, inclusive, pegou covid em novembro de 2020.

“Aí procurei a reeducação alimentar por estar com mais tempo para poder me cuidar. Ninguém sabia quando íamos voltar, então, foi um período que pensei: ‘Se tenho que me cuidar, vai ser agora'”, conta o artista, lembrando que, além disso, sua filha Maria Helena tinha acabado de nascer, o que o motivou ainda mais.

Fadiga, cansaço e dor nas costas

A reeducação alimentar é feita com a consultoria de nutricionistas e nutrólogos, e o cantor também faz atividade física, pelo menos três vezes na semana, com ajuda de um personal —além do acompanhamento de um cardiologista, que fez todo check-up do cantor.

No momento, Péricles contou que não está conseguindo seguir os treinos por causa do trabalho. A rotina está difícil com a gravação de DVD, shows, participação em programas de TV etc. No entanto, o personal trainer do cantor, Ditter Augusto Diogo, deu mais detalhes sobre a rotina de treino dele.

Os dois se conheceram há cinco anos, quando o cantor chegou com queixas relacionadas a dores na coluna.

“Péricles só fazia shows sentado, por não aguentar o cansaço e ter muita fadiga. A primeira meta dele sempre foi a saúde e a perda de peso é consequência das mudanças de hábitos”

Ditter Augusto Diogo, profissional de educação física pela Fefisa (Faculdades Integradas de Santo André).

O artista começou com exercícios de musculação, para fortalecer o corpo —sempre com cuidado, para preservar as articulações. No início, a preocupação era encontrar um treino que se encaixasse na rotina do cantor. Conforme ele se adaptou, as sessões de treino aumentaram. “Péricles faz aulas de três a quatro vezes na semana. Às vezes, chega a cinco. Hoje, com a evolução gigantesca que ele teve, já conseguimos colocar alguns exercícios funcionais, que exigem mais das articulações. Como ele está mais bem preparado para isso, é possível ter bastante benefício com esse tipo de treino”, diz.

Mas quais exercícios o cantor faz? Além da musculação tradicional, “puxando ferro”, focando principalmente nas pernas, ele realiza treinos funcionais que, resumidamente, trabalham o corpo todo. No caso do Péricles, ele faz exercícios com corda naval ou na cama elástica.

Até agora, o personal trainer do cantor conta que, com todo esforço e dedicação, Péricles já apresentou diversas mudanças positivas. “É um absurdo o quanto ele melhorou. Presenciei dois shows dele, à noite, em que ele passou o tempo todo em pé. Isso não tem preço e é a maior prova que o esforço compensa pelo resultado”, conta Diogo.

“Ele também está dançando e fazendo as coreografias nos palcos. Só quem presenciou a forma que ele chegou sabe o caminho que percorreu e o quanto evoluiu.”

“Agora, consigo sentar no chão e levantar” Péricles também relatou o que já notou de melhoras após os novos hábitos, principalmente depois de perder 35 kg.

“Me sinto muito melhor no dia a dia. Consigo dormir melhor e me movimentar melhor. Há outras coisas que, hoje, faço com mais facilidade e que, antes, era muito difícil, como deitar ou sentar no chão e conseguir levantar. Eram coisas que não fazia há muito tempo e, agora, faço com mais naturalidade.

Péricles.

Para muitas pessoas, criar o hábito de fazer exercício físico, ou simplesmente adotar uma rotina mais saudável, pode ser difícil, principalmente pela constância —uma semana sim e, na outra, bate aquela preguiça. Mas Péricles encontrou sua própria motivação.

“O difícil é começar, mas, uma vez que começa e que você quer mudar, ninguém vai te segurar. Queira mudar e queira ser a mudança. Busque o melhor para você”, afirma o artista, que reforça a importância de ter pessoas que dão apoio ao seu redor. “Continue e não desista.”

Família, amigos e arte

Para Péricles, uma forma de cuidar da saúde mental é estar em contato com a família e amigos, algo que foi essencial no período de isolamento social. “O que me ajudou foi o nascimento da nossa filha, Maria Helena. Nós, como família, ficamos muito mais unidos.” Nos momentos de maior introspecção, o cantor gosta de ler livros, além de ouvir músicas de amigos ou compor suas próprias canções. “A arte como um todo é um grande caminho para manter a saúde mental.”

Fonte: https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2022/08/02/pericles-perde-35-kg-com-reeducacao-alimentar-e-exercicio-fisico.htm

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.